facebook

Construindo história

Construindo histórias

Voltar
Cafeteria localizada em frente à praça da Matriz inaugurou os trabalhos há menos de um mês. Créditos: Débora Chiari

Cafeteria localizada em frente à praça da Matriz inaugurou os trabalhos há menos de um mês. Créditos: Débora Chiari

Ambiente carrega na decoração sinais de sentimentalismo e criatividade. Créditos: Débora Chiari

Ambiente carrega na decoração sinais de sentimentalismo e criatividade. Créditos: Débora Chiari

Brownies artesanais de sabores únicos são alguns dos produtos oferecidos. Créditos: Débora Chiari

Brownies artesanais de sabores únicos são alguns dos produtos oferecidos. Créditos: Débora Chiari

Catherine Tedesco da Le Petit Sablé

02/10/2017

A frase "nós somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos" foi dita pela primeira vez durante a última peça de Shakespeare, chamada Tempestade, em 1611. Desde então, a máxima tem sintetizado a essência humana, afinal, somos todos grandes sonhadores. A diferença é que alguns são tomados por uma dose extra de coragem e audácia. Nesses inquietos brotam ideias capazes de transformar a sociedade.

Durante esses últimos 22 anos, a Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) tem atraído sonhadores irremediáveis. São pessoas cujo o ímpeto de prosperar, transformar e realizar é muito mais forte do que o medo do fracasso.     

É por eles e para você, sonhador, que criamos esse espaço. Queremos inspirar novos construtores de histórias a tomar impulso e voar. Esperamos que esses exemplos tirem o seu sono. Queremos que você acorde no meio da noite e pense "se eles conseguiram, eu também posso". Nós acreditamos. Boa leitura!    

Por Priscila Boeira 

A cafeteria que todo fã de Amélie Poulain precisa conhecer

Assim que os olhos repousam sobre os detalhes, as valsas de piano e acordeon do longa-metragem parisiense tocam mentalmente


Catherine Tedesco, 26, era uma menina quando estreava, há 15 anos, na França, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Poucos anos depois, a garibaldense de sensibilidade aguçada e apreciadora dos pequenos prazeres da vida, assim como a protagonista vivida por Audrey Tautou, via a necessidade de tomar uma decisão que mudaria sua vida. Ao abandonar a carreira de modelo internacional em Paris, escolheu retornar para a terra natal e se dedicar à gastronomia. Há menos de um mês, Catherine inaugurou em Garibaldi a cafeteria Le Petit Sablé, inspirada no filme e na personagem com os quais mais se identifica.


Le Petit Sablé é uma expressão francesa usada para se referir aos pequenos deleites gastronômicos. A ideia da empresa, localizada em uma sala comercial em frente à praça da Matriz, nasceu há seis anos, quando Catherine precisou elaborar um plano de negócios para o curso de Gastronomia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). "Eu quis criar um negócio em que eu pudesse apostar no futuro. Comecei a fazer testes e a registrei há 4 anos. Por um tempo eu conciliei com a carreira de modelo, fazendo geleias e brownies por encomenda. Agora, nós conseguimos abrir a cafeteria, mas a ideia é expandir o segmento de encomendas", afirma. 


Nascida em uma família de mulheres envolvidas com gastronomia, Catherine aprendeu desde cedo a saborear os prazeres da mesa. Durante sua carreira como modelo precisou abnegar da comida para entrar no peso exigido. Foi então que nasceu um conflito interno. A amante dos pequenos prazeres não podia provar as maravilhas da capital da gastronomia e desenvolveu anorexia. "Aos 18 anos eu morava em Paris. Foi um choque porque eu não podia comer. Naquela época eu comecei a pensar em uma profissão, porque a carreira de modelo é curta. Eu acabei curando com a comida uma doença cuja a causa era a comida. Hoje, estou 100% resolvida. Como sem culpa e não engordo", relata.  


Os diversos sabores de brownies, quiches e outros quitutes elaborados na Petit Sablé seguem a proposta do food design. A chef acompanha o trabalho de vários profissionais pelo mundo para extrair ideias e testar em sua cozinha.  


A geração de amantes de Amélie Poulain encontra na decoração contrastante de verde e vermelho, um motivo especial para sentar, comer e apreciar. Assim que os olhos repousam sobre os detalhes, as valsas de piano e acordeon do longa-metragem tocam mentalmente. "Sou meio Amelie. Tenho esses prazeres de colocar a mão dentro de um saco de sementes, do barulho da chuva e outros detalhes que fico admirando e muita gente não entende. E sou muito criativa e sensível, assim como ela. Sou apaixonada por Paris. Acho que, em outra vida, fui francesa", diverte-se.  


Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados:

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602

E-mail: administrativo@apeme.com.br

Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.