01/09/2017
A frase "nós somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos" foi dita pela primeira vez durante a última peça de Shakespeare, chamada Tempestade, em 1611. Desde então, a máxima tem sintetizado a essência humana, afinal, somos todos grandes sonhadores. A diferença é que alguns são tomados por uma dose extra de coragem e audácia. Nesses inquietos brotam ideias capazes de transformar a sociedade.
Durante esses últimos 22 anos, a Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) tem atraído sonhadores irremediáveis. São pessoas cujo o ímpeto de prosperar, transformar e realizar é muito mais forte do que o medo do fracasso.
É por eles e para você, sonhador, que criamos esse espaço. Queremos inspirar novos construtores de histórias a tomar impulso e voar. Esperamos que esses exemplos tirem o seu sono. Queremos que você acorde no meio da noite e pense "se eles conseguiram, eu também posso". Nós acreditamos. Boa leitura!
Por Priscila Boeira
Gama de clientes de Fernanda Pruinelli é maior entre comércio e indústria da Serra Gaúcha
Pouca gente sabe, mas em Garibaldi existe uma das raras profissionais do Brasil que projeta ambientes comerciais, levando em consideração conceitos de neuromarketing. Fernanda Pruinelli, 30 anos, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduação em Desenho de Espaços Comerciais com foco em Design de Varejo, pela Elisava - Escola Universitária de Desenho e Engenharia de Barcelona. "Todo mundo está buscando formatos de rede. Não só projetamos a loja do zero, como também trabalhamos reformas rápidas e estratégicas com foco em elementos do espaço e exposição que influenciam diretamente na compra e na visitação à loja. Algumas reformas resultam em incrementos mínimos iniciais de 8% a 13%", observa.
Trazendo em seu currículo o estudo de Iluminação de Ambientes Comerciais e Expositivos pela Escola de Tendências de Barcelona, a especialista é constantemente convidada a monitorar turmas sobre vitrinismo e visual merchandising. A aplicação desse método é um de seus serviços que mais vem ganhando espaço em Garibaldi e região. "Todo meu trabalho e meu estudo é ligado ao impulsionamento de venda de produtos e marcas. Os cursos de vitrinismo servem para que o próprio lojista consiga ter autonomia e conhecimento. Dessa forma, ele pode usar técnicas que ajudam na organização e diferenciação visual da loja e vitrines. Principalmente, ele poder medir o resultado de suas próprias ações na prática, sem precisar contratar uma consultoria", explica.
Grande parte dos clientes do Studio FAV, no qual Fernanda trabalha com outras três profissionais da área de arquitetura e design, são lojas renomadas e indústrias que estão interessadas em alavancar o desempenho de suas vendas em showrooms, feiras, redes e franquias. De acordo com a arquiteta, o método é amplo e pode ser aplicado em diversos segmentos como escritórios de advocacia ou clínicas odontológicas, por exemplo. "A maneira em que a marca aparece fisicamente pode causar uma grande propulsão dos negócios. Mantemos o envolvimento com agências que criam a identidade visual e tornamos aquilo físico, com técnicas estratégicas, muito além da arquitetura do espaço pensado na estética. É bastante aplicado em estandes de feiras em que há muito fluxo de pessoas, pouco tempo para mostrar o produto e muita interferência de concorrentes. A gente sempre pergunta "como você mostra aquilo que você quer vender?", destaca.
O trabalho desenvolvido por Fernanda e a equipe consiste em desenvolver o espaço para que o produto apareça mais e, consequentemente, venda mais. "É bem específico. Aqui na região somos pioneiras nesta formação. Enquanto estudei em Barcelona o envolvimento acontecia com marcas reais durante manhã, tarde e noite. Envolveu Zara, Sony, Diesel, por exemplo. A maioria dos meus professores era formada por arquitetos e designers dessas e outras relevantes marcas", recorda Fernanda.
A especialista entrou na área, pois além da arquitetura sempre se interessou por negócios. "Quando terminei a graduação, desejei unir as duas coisas. Precisei de um ano para fazer portfólio e ser aceita na universidade", diz. Quando retornou, Fernanda foi contratada por uma indústria para participar do processo de desenvolvimento e implantação de mais de 30 lojas no padrão franquia.
Neuromarketing
De acordo com o doutor em neuromarketing Antonio Baraybar-Fernández, a área faz parte de um campo de estudo recente do marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor. Em busca de resultados mais assertivos, surge uma ciência que une marketing, antropologia, psicologia, biologia e neurociência, para entender a raiz do comportamento do consumidor.
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Leila Chesini
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