Uma vitrine criativa e envolvente é capaz de permanecer no imaginário por muito tempo. Esse é o primeiro canal de contato que o cliente tem com a loja. Do mesmo modo, um espaço interno bem aproveitado, com elementos que afloram o sentimentalismo, pode gerar o primeiro impulso para a compra. Por isso, este é um aspecto que deve ser considerado importante para o varejista. Conheça algumas dicas sobre como surpreender neste Natal:
10 dicas para layout de loja e vitrine
Studio FAV:
Consultora: Fernanda Pruinelli
Áreas: Vitrine e layout de loja, Franquias, Plano de Negócio e Pesquisa de mercado.
1- Mude com frequência. Não somente o produto exibido, mas a disposição de manequins, cenários e a configuração das vitrines;
2 - Conheça o ponto focal da sua vitrine para saber explorá-lo. Somente ele é capaz de atrair 15 entre 20 pessoas que passarem pela sua loja;
3 - Jamais exponha produtos no chão da vitrine;
4 - Saiba qual é a capacidade do mobiliário e equipamentos de mostruário. Além de tornar o estabelecimento agradável na busca e descoberta do cliente, o volume de exposição precifica e agrega valor por si só. Inteligência expositiva orienta alturas, agrupamentos e quantidade correta para cada tipo de produto para o melhor desempenho em vendas;
5 - Estude também cada m² e saiba que há locais e paredes muito mais poderosas do que outras em sua sala comercial. Você precisa conhecê-las para tirar partido delas como pontos vendedores. Se precisa reformar, com essas duas últimas dicas, não vai errar na hora de investir corretamente no que realmente trará retorno;
6 - Tenha flexibilidade. O mobiliário expositivo precisa ser facilmente ajustado à diferentes tipos de produtos, campanhas e trocas;
7 - Mapeie o caminho do cliente dentro do seu estabelecimento. Não importa o tamanho. Loja precisa ter percurso definido;
8 - A iluminação de vitrine tem mais poder de diferenciá-la no entorno do que cor. Sabia? Então, capriche no uso da lâmpada certa que vai ressaltar a exibição e deixe-a acesa mesmo que, e principalmente, se sua loja tem muita luz natural;
9 - Cuidado com uso de objetos somente decorativos na vitrine e interior de loja selecionados por escolha de gosto pessoal. Uma ambientação precisa estar contextualizada para reforçar a personalidade do negócio. Do contrário, em 99% dos casos, rouba a atenção do que realmente precisa ser percebido e confunde o consumidor;
10 - Por fim, orgulhe-se de presentear o seu público com um espaço autêntico, que muito além de vender, acolhe, surpreende pela atmosfera e o faz retornar. Existem muitas marcas e ofertas de produtos. Tenha aquele diferencial que o cliente só encontra na sua loja.
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Leila Chesini
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