facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar
Créditos: Priscila Boeira

Créditos: Priscila Boeira

Advogada Marciana Magni esclarece dúvidas sobre aposentadoria

26/04/2018

Capacitação Geral

Na terça-feira, 24, a advogada com especialização em direito previdenciário, Marciana Magni, palestrou para um público atento e interessado para saber como funciona a sistemática da aposentadoria. O evento ocorreu no auditório da Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme), localizado na rua Heitor Mazzini, 122, sala 02, Edifício Sonata, no centro de Garibaldi.

Empresários, profissionais de Recursos Humanos e interessados em esclarecer dúvidas sobre o próprio benefício interagiram em um coffee break e na palestra em que Marciana abordou seguros obrigatórios e facultativos; carência; aposentadoria por tempo de contribuição; por idade; especial; híbrida; auxílio doença; aposentadoria por invalidez, auxílio acidente e pensão por morte.

Uma das modalidades mais requeridas em nossa região é a aposentadoria por tempo de contribuição, em que muitas pessoas conseguem somar os anos trabalhados na agricultura, conforme determina os artigos 56 a 63 do decreto 3.048, de 1999. Marciana explicou que para conseguir aposentadoria integral é necessário ter contribuído por 35 anos, no caso dos homens, e 30 anos no caso das mulheres. Por sua vez, a aposentadoria proporcional pode ser conquistada a partir de 30 anos de contribuição para homens e 25 anos de contribuição para mulheres, sendo 53 anos a idade mínima para homens e 48 anos para a mulher. Nesse caso é descontado um pedágio de 40% do tempo que falta e a pessoa recebe 70% do salário de benefício.

A advogada usou a própria experiência para opinar sobre a Reforma da Previdência. “Eu mesma, com os anos que trabalhei no interior, somando ao meu trabalho com carteira assinada, me aposentaria integralmente dentro de um ano e meio. Eu só estou na metade da vida. Eu sei que para mim isso seria bom, mas e o bom senso? Vou ficar por mais 40 anos recebendo sem trabalhar? É uma conta que não fecha. É claro que a previdência é um sistema solidário de repartição. Mesmo assim sabemos que essa conta não fecha. Eu acredito que haverá alguma reforma, mas também não pode ser radical como estavam propondo. Precisam encontrar um meio termo para ficar bom para as contas públicas e para a população”, avaliou.

A 7ª Edição do Circuito Empreenda Direito contou com os patrocinadores do semestre: Branvo E-Commerce e Lazzari Instalações.

Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados:

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602

E-mail: administrativo@apeme.com.br

Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.