A preocupação e o cuidado neste período em que todo o mundo enfrenta a pandemia do coronavírus também é um compromisso da Apeme. Ao representar os pequenos e médios negócios, a Associação reuniu dicas de consultores da entidade com o intuito de ajudar os empreendedores locais.
Área financeira:
• Negocie com seus funcionários: se possível, priorize o home office.
• Veja a possibilidade de conceder folga ou férias. Peça auxílio ao seu contador para conhecer o que diz a convenção coletiva de trabalho. Essas medidas devem ser tomadas o quanto antes, afinal o vírus pode ser transmitido antes que a pessoa apresente sintomas;
• As reservas financeiras são feitas para esses momentos, não tenha receio em utilizá-las caso necessário;
• Converse com seu contador para ficar por dentro das medidas que o governo está tomando: como adiamento no pagamento do Simples e depósitos do FGTS;
• Negocie com fornecedores e bancos novos prazos para pagamentos.
• Negocie também com seu locador, qualquer prazo ou abatimento pode ser de grande auxílio para a saúde financeira da sua empresa.
Morgana Aimi - Rentábille
Área de Gestão de Pessoas:
Empresas são feitas de pessoas e todas as orientações estão sendo dadas no sentido da prevenção da contaminação pelo coronavírus.
Além da preocupação com a saúde, tem-se a preocupação financeira e psicológica de todos os envolvidos. O pânico gera inúmeros prejuízos às pessoas e as corporações. Algumas dicas do ponto de vista psicológico são importantes:
• Reconheça as emoções presentes neste momento e aceite-as. Se necessário, compartilhe com outras pessoas, procurando um suporte e ajuda – a rede de suporte social é um recurso protetor diante de grandes fontes de estresse.
• Procure estar certo das informações que recebe, por meio de canais e fontes confiáveis. Um bombardeio de informações erradas pode prejudicar ainda mais o todo. Cerifique-se de estar recebendo informações de fontes seguras.
• Faça a sua parte: cuide-se, preserve-se e siga as tarefas de auto-cuidado, pensando em si e também no próximo.
• Tente manter a calma, procure orientação, fortaleça-se com as outras pessoas. Não trivialize o risco, mas tente evitar o pânico sobre a situação. Tente ser realista, objetivo e otimista!
Rosângela da Costa - Humanizare
Área de Planejamento e Processos:
Por mais que o empresário esteja atento e acompanhando de perto o seu negócio, algumas situações não podem ser previstas. E quando acontecem, os impactos podem ser minimizados com adaptação e prudência. Vejam algumas dicas:
• Tenha cautela com relação às compras. A maioria dos negócios terá sua movimentação reduzida, o que impacta no faturamento. Por isso, reduzir as compras é uma forma de evitar gastos desnecessários. E para as compras prioritárias, você pode conversar com seu fornecedor e negociar uma condição de pagamento diferenciada.
• Com o movimento na sua loja ou empresa reduzido, você pode usar as redes sociais e o whatsapp para divulgar e vender seus produtos. Oferecer um serviço de tele entrega também é um diferencial.
• Esta situação é passageira. Todos são afetados e é comum preocupar-se com o seu negócio. Mas lembre-se que a prioridade é a saúde e bem-estar das pessoas. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos superar as dificuldades mais unidos e fortalecidos.
Aline Agatti – Organizativa
Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!
Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS
Telefone: (54) 3462-2755
WhatsApp: (54) 9685-4381
E-mail: atendimento@apeme.com.br
Lei Geral de Proteção de Dados:
Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602
E-mail: administrativo@apeme.com.br
Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.
Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.