03/12/2021
Economia GeralA pandemia parece, enfim, estar dando uma trégua e a vida volta, aos poucos, ao que consideramos normalidade. Mas nem mesmo quem é otimista prevê um 2022 fácil, especialmente em termos econômicos. “Neste ano, mesmo após a disseminação das vacinas contra o Coronavírus, tivemos muitas dificuldades, sobretudo em relação à falta de matéria-prima, problemas de logística e falta de alguns produtos. Mas, apesar de sabermos que 2022 também será um ano complicado, precisamos aproveitar as oportunidades que aparecerem”, analisa o presidente da Associação das Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme), o empresário do setor da Indústria Carlos Dendena.
Nessa semana o Banco Central divulgou a previsão do mercado financeiro para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerado a inflação oficial do país. O indicador subiu de 10,12% para 10,15% neste ano – foi a 34ª elevação consecutiva da projeção. Para 2022, a estimativa de inflação subiu 4,96% para 5%. “Obviamente que a inflação pós-pandemia atingiu também o Brasil, mas temos como expectativa que o próximo ano seja um período de dificuldade menos agressiva”, analisa.
Para Dendena, oportunidades não faltarão: “é o caso da China, que não está dando conta de abastecer boa parte do mundo como ocorria antes da COVID-19. É uma chance que temos de produzir mais internamente e importar menos, o que aquece a economia local”. Por fim, o presidente instiga um questionamento: “que legado a pandemia deixou para a sua vida? Analisar isso pode ser determinante para nos tornarmos pessoas e profissionais melhores”.
Dendena diz que a Apeme seguirá atuando fortemente para inspirar pessoas e inovar negócios. Para isso, diversas ações estratégicas estão sendo pensadas e colocadas em prática para o ano que vem. “A pandemia trouxe inúmeras consequências e obrigou a mudanças de planos e adiamento de projetos. Mesmo assim, nunca deixamos de atender nossos associados. Estamos bastante otimistas que em 2022 possamos retomar ideias que trarão ainda mais benefícios, comenta, adiantando como principal projeto a abertura de um “ecossistema de inovação”. A ideia é oferecer um local físico que reúna negócios potenciais, startups, empresas incubadas, além de departamentos de desenvolvimento e criação de empresas tradicionais. “No final de 2020, adquirimos a sala ao lado de sua atual sede, no mesmo prédio. Nosso planejamento é utilizar esse espaço para um projeto diferenciado: uma espécie de centro tecnológico e incubadora de novos negócios onde poderemos, em parceria com universidades e outras instituições, oferecer mentoria e suporte em diversas áreas”, detalha. A abertura está prevista para o segundo semestre de 2022.
Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!
Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS
Telefone: (54) 3462-2755
WhatsApp: (54) 9685-4381
E-mail: atendimento@apeme.com.br
Lei Geral de Proteção de Dados:
Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602
E-mail: administrativo@apeme.com.br
Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.
Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.