facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar

Parceiros Voluntários cadastra primeira empresa em Garibaldi

04/04/2023

Associados Geral Parceiros Voluntários
Rigoni Papelaria uniu forças com a ONG para que o projeto “Reciclar para transformar” ganhe ainda mais força e ajude crianças com síndromes raras

Unir forças para “só juntos” fazer a diferença com uma ação simples: reciclar materiais plásticos. A Rigoni Papelaria é a primeira empresa a se cadastrar no Programa Voluntário Pessoa Jurídica da Parceiros Voluntários – Unidade Garibaldi. 

A ideia do projeto – hoje chamado de “Reciclar para transformar” – surgiu em 2020, quando a proprietária da papelaria, Denise Rigoni, pensou em uma forma de ajudar crianças com AME (Atrofia Muscular Espinhal). A doença é rara, degenerativa e interfere na capacidade de o corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis por gestos voluntários vitais e simples, como respirar, engolir e se mover. Ela começou a juntar materiais recicláveis e vender a uma cooperativa, repassando integralmente o valor recebido para as famílias das crianças em tratamento. 

Mobilizando amigos, Denise conseguiu criar uma grande rede – hoje o grupo conta com mais de 200 pessoas – que repassou mais de R$ 20 mil para dez crianças desde 2020. Mensalmente, Denise faz uma prestação de contas nas redes sociais com o valor arrecadado e o comprovante da doação. 

Passado algum tempo, o grupo passou a incluir também crianças diagnosticadas com outras síndromes e que necessitassem de auxílio financeiro para tratamento médico – é o caso da beneficiada mais recente, Fiorela Poletti Lanzarin, de 2 anos, que tem a Síndrome de Edwards e reside em Garibaldi. Também conhecida como Trissomia 18, a doença causa alterações no desenvolvimento físico e mental de crianças recém-nascidas. Apesar de rara, a é a Síndrome de Edwards é segunda mais comum que existe – a primeira é a Trissomia 21, conhecida popularmente como Síndrome de Down. Para saber mais, siga o perfil da Fiorela nas redes sociais: www.instagram.com/fiorelat18/. 

Através do convênio com a Parceiros Voluntários, a Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) de Garibaldi, mantenedora da ONG, passa a ser outro ponto de coleta – o recolhimento já acontece desde o início do projeto na sede da Rigoni, no bairro Três Lagoas. Podem ser entregues tampas ou embalagens que tenham a classificação 5 (PP ou polipropileno). Esse material é amplamente usado, por exemplo, em tampas para garrafas pet e em potes e tampas de diversos produtos alimentícios, como sorvete, requeijão e margarina, entre vários outros. A marcação costuma estar na própria tampa ou na embalagem.

Quer ajudar?

Separe tampas ou embalagens plásticas com classificação 5 (PP ou polipropileno) e entregue nos pontos de coleta: na Rigoni Papelaria (Rua Tramontina, 467, bairro Três Lagoas) ou na sede da Apeme (Heitor Mazzini, 122, sala 2 – Centro), onde funciona a Parceiros Voluntários.

Quer ser um ponto de coleta ou ajudar de outra forma? Entre em contato com a Parceiros Voluntários: (54) 99161-4174 (WhatsApp).

Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados:

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602

E-mail: administrativo@apeme.com.br

Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.