facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar
Viviane e Ana Paula - Crédito: Carina Mersoni

Viviane e Ana Paula - Crédito: Carina Mersoni

Por dentro da Gestão de Pessoas Você sabe como otimizar o recrutamento e seleção de colaboradores?

28/02/2022

Associados Geral
Projeto Polaris, desenvolvido pela Apeme, auxilia pequenas empresas no gerenciamento de Recursos Humanos

Gerenciar pessoas é um dos maiores desafios, sobretudo para pequenas empresas, que não costumam ter um departamento de Recursos Humanos estruturado. Para ajudar nessa importante missão, a Associação das Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme) criou o Projeto Polaris, que reúne um time de especialistas em Recursos Humanos. O próprio nome demonstra o objetivo da iniciativa, já que Polaris faz alusão à estrela do Norte ou estrela Polar, usada até hoje para nortear os navegadores. Ao todo, são seis profissionais que oferecem descontos para associados Apeme nas mais diversas áreas da Gestão de Pessoas. Nesta semana, Ana Paula Medeiros de Almeida e Viviane Lumi Poletto, que integram o Polaris através da Huma Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, dão dicas para que os processos de Recrutamento e Seleção sejam efetivos.

“Uma contratação ineficiente pode custar prejuízos financeiros, perda de tempo e frustação”, alertam as profissionais. “Você já ouviu a expressão ‘A primeira impressão é a que fica’? Muitos de nós já ouvimos e fizemos o máximo para passarmos uma boa impressão. Então, essa é a primeira dica: quando damos início a um processo seletivo, devemos nos lembrar que esse é o primeiro contato que os candidatos têm com a cultura da empresa e com a forma como são tratados os seus colaboradores e as pessoas que desejam fazer parte dela”, sugerem.

De acordo com Ana Paula e Viviane, compreender qual a cultura da empresa, assim como seus principais valores, faz com que se avalie de forma mais assertiva o quanto aquele candidato está alinhado ao negócio. “Ter definido as atribuições do cargo é essencial para o desenvolvimento do perfil da vaga. Pois é aqui que serão observados quais os critérios, ou seja, os requisitos mínimos que o candidato precisa ter para desempenhar seu papel e trazer os resultados que a empresa necessita”, ensinam.

Na hora da entrevista, as profissionais orientam a empresa a ter um roteiro a seguir e fazer perguntas através das quais possam ser identificadas as habilidades tanto técnicas quanto comportamentais do candidato. “Qual tipo de profissional é preciso buscar, quais competências são necessárias para desenvolver determinada atividade, quais as atitudes e comportamentos que esse profissional precisa ter para desempenhar o seu papel na organização? Isso tudo é fundamental para o alinhamento de expectativas entre a empresa e quem busca a vaga”, comentam.

A experiência da dupla em Gestão de Pessoas nos últimos 15 anos mostra que falta de investimento é um dos maiores entraves na hora do recrutamento e seleção. “Da mesma forma que nos preocupamos em atrair ótimos clientes, o mesmo esforço deve ser empregado na atração de talentos. Além disso, no nosso dia a dia vemos muitas empresas buscando profissionais prontos, com determinadas experiências técnicas, que deixam de lado candidatos com forte potencial simplesmente porque não conseguiram reconhecê-lo”, comentam.

Nesse contexto, a contratação de uma empresa especializada pode ajudar muito em todo o processo, desde o recrutamento e seleção até a contratação em si, reduzindo custos. “A principal vantagem é a redução de riscos, já que somos especialistas na análise de pessoas. Isso otimiza tempo e promove uma maior assertividade na escolha. Na prática, o contratante não precisa desperdiçar tempo para coletar, avaliar currículos e entrevistar candidatos até chegar no profissional ideal. Contratar uma consultoria também reduz custos com demissões”, comentam. De acordo com Ana Paula e Viviane, a empresa de recrutamento tem um alcance de profissionais que talvez o contratante não consiga, trazendo assim, pessoas mais alinhadas com o que é oferecido em relação a salários e benefícios. “Com isso há um considerável aumento na retenção de talentos”, garantem.

Entre em contato

A Huma Gestão e Desenvolvimento de Pessoas atende pelos telefones (54) 99172-8771 e (54) 99620-9845 ou através do e-mail humagestaodepessoas@gmail.com. O contato ainda pode ser feito pelo Instagram @huma.gp ou através do site https://huma.rec.br/. Associados Apeme têm 15% de desconto na contratação dos serviços.

Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados:

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602

E-mail: administrativo@apeme.com.br

Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.