A Rádio Garibaldi, que presta serviço de comunicação há 67 anos, passou a contar um novo capítulo a partir da migração da faixa de frequência AM (Amplitude Modulada) para FM (Frequência Modulada). A autorização do Ministério das Comunicações foi concedida em 22 de dezembro de 2022. Para celebrar esta conquista, ocorreu nesta sexta-feira, 03/03, a solenidade de inauguração da Tua Rádio Garibaldi FM 101.5 e comemoração aos 67 anos da Rádio Garibaldi, em evento na Pousada dos Frades.
A solenidade contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre autoridades e personalidades que fizeram parte desta história, entre elas o presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), Roberto Melão, e o provincial dos Capuchinhos, Frei Nilmar Gatto, e prefeitos das cidades da área de cobertura.
“Nunca se perdeu a esperança”
Há pelo menos seis anos a Rádio Garibaldi vivia a angústia de espera para mudança de faixa, diz o diretor Frei Clemente Dotti. Enquanto outras migravam para FM, a rádio local ficava para trás e com possibilidade de entrar na faixa estendida. Porém, com o apoio de diversas pessoas, autoridades e membros da equipe foi possível conquistar esta mudança de faixa que traz muito mais qualidade à transmissão das ondas de Rádio. “...nunca se perdeu a esperança de troca de frequência. E conseguimos, graças ao esforço e a criatividade do engenheiro Cláudio Lorini, com a cobertura da AGERT, na pessoa do presidente, Roberto Melão, com sua diretoria, o Escritório Central e a persistente cobrança do andamento do processo pelo gerente José Carlos Cichelero”, discursou Dotti.
A mudança de uma faixa para outra traz muito mais qualidade à transmissão das ondas de rádio. Além de menos ruído, a Frequência Modulada ainda traz ao ouvinte a possibilidade de acessar a transmissão através de novos dispositivos, como celulares e tablets, que já contam com essa função. Outra vantagem é o aumento na diversidade de conteúdo no dial. As emissoras também ganham com a migração, pois os equipamentos para transmissão em FM são mais econômicos do que os usados na Amplitude Modulada. Sem contar no aumento de audiência, já que os usuários costumam sintonizar as estações em FM.
Com a frequência em FM aumenta o alcance da Rádio Garibaldi, que passa a ter abrangência com som local nos municípios de Barão, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Imigrante, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Roca Sales, Santa Tereza e Salvador do Sul.
Integram a equipe: Diretor, Frei Clemente Dotti; Gerente, José Carlos Cichelero; Coordenadora de Jornalismo, Denise Furlanetto Da Campo; comunicadores: Delano Pieta, João Paulo Deluca, Roberto Ferranti, Camila Matiollo, Henrique da Fonseca, Jacson Lusa, Neoci José Romano, Frei Aldo Colombo, Artur Habercamp e Luiz Henrique Guarnieri. Na administração, técnica e contatos estão Liandra Bortolini, Jeniffer Carniel, Marivane Canzi Luciano, Ivone Mendes Ferranti, Jorge Cousseau.
Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!
Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS
Telefone: (54) 3462-2755
WhatsApp: (54) 9685-4381
E-mail: atendimento@apeme.com.br
Lei Geral de Proteção de Dados:
Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602
E-mail: administrativo@apeme.com.br
Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.
Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.