27/03/2023
GeralAssumir o comando de uma entidade costuma ser desafiador. Em tempos de pandemia, essa dificuldade ganha força exponencial. “Mas com união, decisões em conjunto, planejamento e paciência é possível deixar uma marca positiva”, garante Carlos Dendena, depois de um mandato de dois anos à frente da Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) de Garibaldi. E não é para menos: quando ele e sua diretoria assumiram a missão voluntária, a pandemia ainda era uma incógnita e foi necessário muita resiliência para tomar decisões assertivas que realmente pudessem ajudar centenas de empreendedores que a entidade representa.
Superar esse desafio foi a primeira de uma série de ações que viriam nos meses seguintes. E para isso, a diretoria criou o programa Apeme 360° objetivando oferecer consultoria em áreas diversas através de módulos que poderiam ser acrescentados conforme as demandas surgissem. Em dois anos, o programa atendeu 711 empreendedores por meio de consultorias pontuais e focadas e alguns módulos se tornaram opções permanentes tamanha adesão. Outra ação inédita na tentativa de recuperar os prejuízos depois da Covid-19 foi a criação do programa Apeme Cashback, um aplicativo de compras inteligente que dá créditos de volta para quem comprar nas empresas participantes. Entretanto, ao contrário dos programas comuns, o valor recebido não precisa ser utilizado na mesma loja, mas em qualquer uma que tenha aderido ao programa.
Ousadia em um mundo novo
Mesmo com o anúncio do fim da pandemia, incertezas não faltavam. Mas com uma dose de ousadia, a diretoria comandada por Dendena arriscou: não apenas concebeu a ideia de a entidade ter um Centro de Inovação como tirou a iniciativa do papel. “É um mundo totalmente novo em essência, mas mais necessário do que nunca. Um dos pouquíssimos legados positivos da pandemia foi acelerar tecnologias que mostrassem o quanto podemos inovar para superar problemas coletivos através da união de esforços e talentos”, comenta Dendena. A obra começou em fevereiro, na sala ao lado da sede da Apeme.
Trabalho de formiguinha
O chamado “trabalho de formiguinha” também foi um ponto marcante na gestão de Dendena: em 2022, a entidade bateu a marca histórica de 1000 associados, provando mais uma vez a força que têm os pequenos e médios negócios, especialmente quando unidos. Nesse mesmo contexto, a Apeme se mobilizou para buscar apoio de lideranças políticas a fim de aumentar os limites de faturamento que determinam o enquadramento tributário. “Esses limites não acompanharam a inflação dos últimos anos. Isso significa que as empresas estão faturando mais, mas também enfrentam um aumento muito grande nos custos. Se não houver um aumento nesses limites, muitas empresas serão enquadradas em outras categorias sem terem condições de arcar com a carga tributária e isso trará consequências sérias”, explica. A mobilização continua, mas ainda não há previsão de novidades.
Sustentabilidade e solidariedade também foram marcas importantes da gestão comandada por Dendena. Em setembro de 2021 a Apeme abriu as portas para a Unidade da Parceiros Voluntários em Garibaldi, tornando-se mantenedora e transformando-a no departamento social da entidade. Apoio a campanhas de associados voltadas à sustentabilidade ambiental e a recente implantação de um sistema fotovoltaico na sede da Apeme também se destacaram.
“Eu me despeço com a certeza do dever cumprido e disposto a seguir colaborando, agora como membro do Conselho Deliberativo, para seguir à risca o lema da Apeme: inspirar pessoas e inovar negócios”, finaliza Dendena.
Concepção e início das obras do Apeme Colab – Centro de Inovação
Abertura da Unidade da Parceiros Voluntários em Garibaldi
Criação dos programas Apeme Cashback e Apeme 360°
Alcance da marca inédita de 1000 associados
Manutenção de parcerias como com o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que completou 10 anos, e com as entidades-irmãs Associação Gastrô Serra Gaúcha e Associação dos Vinicultores de Garibaldi (AVIGA)
Disponibilização de planos odontológicos (além dos empresariais já existentes) para associados e acesso gratuito à plataforma iCertus, após acordo recente firmado com o governo do Estado
Instalação de placas solares na sede da Apeme
Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!
Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS
Telefone: (54) 3462-2755
WhatsApp: (54) 9685-4381
E-mail: atendimento@apeme.com.br
Lei Geral de Proteção de Dados:
Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602
E-mail: administrativo@apeme.com.br
Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.
Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.