facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar
Tiago Ferla (Mave), Eduardo Breda e Lucas Luis Baruffi (Bubuyog), Claudio Moraes Righi (Inteligência Arquitetônica) e Aline Agatti (assessora do Apeme Colab)

Tiago Ferla (Mave), Eduardo Breda e Lucas Luis Baruffi (Bubuyog), Claudio Moraes Righi (Inteligência Arquitetônica) e Aline Agatti (assessora do Apeme Colab)

Empresas integrantes do Apeme Colab participam da South Summit Brazil

28/03/2024

Apeme Colab Inovação
Evento teve a participação de mais de 20 mil pessoas e empresas de 76 países

O Apeme Colab Centro de Inovação, vinculado à Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme), e representantes de empresas integrantes participaram da South Summit Brazil 2024, realizada entre os dias 20 e 22 de março no Cais Mauá, em Porto Alegre. Estiveram presentes: Tiago Ferla (da empresa Mave), Eduardo Breda e Lucas Luis Baruffi (Bubuyog), Claudio Moraes Righi (Inteligência Arquitetônica) e Aline Agatti (assessora do Apeme Colab). O evento é considerado referência no ecossistema de inovação e teve a participação de mais de 20 mil pessoas, 450 investidores, 500 palestrantes, 2,5 mil startups e empresas de 76 países.

“Foi uma oportunidade incrível para acompanhar os movimentos de inovação e da nova economia, com destaque para a importância das pessoas no centro da estratégia, mesmo com tamanha transformação digital e tecnológica que estamos vivendo”, resume Aline.

O Apeme Colab foi inaugurado em novembro do ano passado e tem como empresas âncora a Cooperativa Vinícola Garibaldi e a Sicredi Serrana e, como parceiro o Município de Garibaldi, através da Secretaria Municipal de Inovação e Empreendedorismo.

Outras percepções

Para Eduardo Breda, da Bubuyog, um dos principais ensinamentos foi que a adequação do produto ao mercado é uma jornada, não acontece de uma hora para outra. “Importante focar na dor do cliente e na solução que o produto entrega e não só na necessidade de ter um produto mais tecnológico ou mais moderno. Os empresários precisam questionar-se sobre o que está sendo feito, se pode ser feito de outra forma, que otimize os recursos e traga melhores resultados. Como se fosse uma criança de cinco anos, perguntando ‘por quê?’ ‘por quê?’ ‘por quê?’ inúmeras vezes. Também foi falado muito algo que quem está focado em inovação já sabe: é preciso cooperar, colaborar, contribuir um com o outro, pensando na comunidade, no bem comum. Foco em cooperar, não em competir”, resume.

“Com as palestras de profissionais que visivelmente são acima da média, obtivemos muita informação sobre como as coisas funcionam e ficamos por dentro das tendências da tecnologia no mundo. Isso nos faz reavaliar como estamos fazendo as coisas para tentar trilhar o melhor caminho possível dentro do empreendedorismo. As conversas aleatórias que tivemos com a comunidade de startups cria um networking que não tem preço, abrindo a possibilidade de diversos negócios”, avalia Lucas Luis Baruffi, da Bubuyog.

Para Claudio Moraes Righi, da Inteligência Arquitetônica, a South Summit foi uma excelente oportunidade de mergulhar um pouco mais no mundo da inovação, quebrar alguns paradigmas sobre tecnologia, e também para entender que a tecnologia não será a solução para todas as questões do futuro, cabendo uma parte às pessoas se reinventarem e encontrarem seu papel naquilo em que são (e serão) insubstituíveis. “Além disso, por se tratar de um grande evento, foi um momento para encontrar clientes, parceiros, colegas e criar novas conexões”, conta.

“Para trabalhar a inovação, precisamos estar presentes nestes eventos, para acompanhar, aprender, estar próximo de quem está fazendo a inovação acontecer. É uma oportunidade para novos insights, novas ideias e até mesmo para retomar ideias que ficaram guardadas por parecerem impossíveis de se fazer”, resume Tiago Ferla, representante da empresa Mave.

Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.