14/02/2018
Texto e fotos: Priscila Boeira
“A história da Bortonaggio começou em um pequeno pavilhão de 200 metros quadrados, mas ela sempre foi grande em nossas cabeças”, revela Diego Bortolini, um dos diretores da empresa expoente em produção de bombas de chimarrão. Foi um misto de confiança e vontade de vencer que uniu os amigos em um mesmo ideal. Há 11 anos, os sócios Diego Bortolini, Paulo Vasco Simonaggio e Ronaldo Carlos Weber decidiram sair da multinacional em que trabalhavam, em Sobral, no Ceará, para apostar em uma ideia na terra natal.
Guiados pela experiência de Elvo Simonaggio - pai de Paulo Vasco, acumulada em mais de 30 anos no mercado de artigos para chimarrão, os garibaldenses resolveram investir em um produto que está presente na vida dos latino-americanos.
Ano após ano, foram superadas metas e políticas internas de organização e planejamento. Enquanto isso, novos mercados foram explorados, incluindo países europeus por onde vivem brasileiros, argentinos e uruguaios. “Nos especializamos em fazer o mesmo produto sempre melhor. Hoje, no mercado, não existe nada igual ao o que oferecemos”, destaca Diego.
Em 2015, a Bortonaggio cresceu e passou de uma estrutura de 200 para sua sede própria de 850 metros quadrados. A estrutura localizada na rua Alcides Santa Rosa, no bairro Guarani, dá mostras das metas pessoais dos fundadores. O local é amplo, limpo e organizado. Vale a pena visitar o varejo para conferir os mais de 150 modelos de bombas, cuias, mateiras entre outros artigos para chimarrão e tererê, tendo a opção de personalização em todos os produtos.
Em 2016, nasceu uma inovação: o Mibo - um aquecedor de água digital que aquece a água do chimarrão, chá ou de qualquer outra bebida quente, conforme a temperatura desejada. Basta programar em seu display a temperatura desejada e aguardar alguns minutos para ter a agua na temperatura ideal para cada infusão.
Já em 2017, foi registrado um crescimento significativo para a Bortonaggio, principalmente no ramo de brindes corporativos. Para 2018, os grandes sonhos seguem a constante. “Temos novos planos para esse ano. Queremos crescer e investir cada vez mais em nossos colaboradores. É uma maneira de valorizar, profissionalizar e diminuir a rotatividade”, destaca Paulo Vasco.
Sustentabilidade, valorização das pessoas, inovação, transparência e qualidade são os pilares da empresa. Estar presente na vida das pessoas é o grande motivo de satisfação para a família Bortonaggio.
A frase "nós somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos" foi dita pela primeira vez durante a última peça de Shakespeare, chamada Tempestade, em 1611. Desde então, a máxima tem sintetizado a essência humana, afinal, somos todos grandes sonhadores. A diferença é que alguns são tomados por uma dose extra de coragem e audácia. Nesses inquietos brotam ideias capazes de transformar a sociedade.
Durante esses últimos 22 anos, a Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) tem atraído sonhadores irremediáveis. São pessoas cujo o ímpeto de prosperar, transformar e realizar é muito mais forte do que o medo do fracasso. É por eles e para você, sonhador, que criamos esse espaço. Queremos inspirar novos construtores de histórias a tomar impulso e voar. Esperamos que esses exemplos tirem o seu sono. Queremos que você acorde no meio da noite e pense "se eles conseguiram, eu também posso". Nós acreditamos.
Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!
Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS
Telefone: (54) 3462-2755
WhatsApp: (54) 9685-4381
E-mail: atendimento@apeme.com.br
Lei Geral de Proteção de Dados:
Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602
E-mail: administrativo@apeme.com.br
Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.
Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.