Presidente: Rosana Debiasi
Vice-presidentes: Ademir Agatti, Mariela Cantoni Dendena e Roberta Ferrari Bergamo
Secretária: Sirlei Kerkhoff
Segundo Secretário: Valdemiro de Souza Filho
Tesoureiro: Claudir Zappas
Segunda Tesoureira: Rosângela Sauthier Zwirtes da Costa
Diretores de Indústria: Adriana Zago, Carlos Casagranda Dendena e Mauricio Krauss
Diretores de Comércio: Cristina Trombini Cichelero Zappas, Eduardo Berté e Ricardo Pereira Vieceli
Diretores de Serviços: Germano Boni e Samuel Maffacioli Basso
Diretora de Profissionais liberais: Melissa Delazzeri
Assessor Jurídico: Álisson De Nardin
Conselho Fiscal: Maria Isabel Postingher Verzeletti, Roberta Delazzeri Brufatto e Valcedir Monegat
Conselho Deliberativo: Adílson Antônio Frá, Carlos Casagranda Dendena, Claudir Zappas, Fábio Bonadiman, Gilberto Misturini, Girlei Inácio Brum, Ivan Brugalli, Leonir Nicaretta, Luciano Frübel, Paulo Salvi, Ricardo Pasqualotto e Rosângela Sauthier Zwirtes da Costa
A presidente da Apeme na gestão 2023/2025 tem 15 anos de experiência dentro da entidade. Além de ser associada desde 1999, ela já atuou como 1ª e 2ª secretária e, nas três últimas gestões, como vice-presidente de Serviços.
“Estar na presidência de uma entidade é uma grande responsabilidade, visto que é necessário representar, entender, escutar, encontrar soluções para as dificuldades e melhorar a rotina dos pequenos, médios e micro empresários, sempre em busca do crescimento das empresas e de melhores condições de trabalho”.
Para Rosana, todas as experiências e conhecimentos que as pessoas adquirem durante a vida são relevantes tanto no lado pessoal como profissional. “As vivências ampliam nossa visão e nos ajudam a encontrar soluções para os desafios de gerenciar e administrar uma empresa”. Ela também acredita no poder das pequenas ações. "Penso que devemos contribuir com nossa cidade, bairro e escola, fazendo parte ativa de onde vivemos, pois somente desta maneira conseguimos mudar ou melhorar o ambiente. Se cada pessoa que critica se empenhar em contribuir, faremos uma grande diferença", opina.
Rosana tem 57 anos de idade, é casada com Milton Debiasi, engenheiro agrônomo de formação e empresário. Tem dois filhos já adultos: Bianca, formada em Arquitetura e Urbanismo e artista, e Felipe, que está cursando a faculdade de Engenharia Civil e também gosta de desenhar.
A nova presidente tem uma ligação comunitária forte com Garibaldi. Com 15 anos já era catequista, auxiliando sua mãe, e participava dos encontros de família e grupos na comunidade. Aos 17, foi convidada pela De Lantier – Bacardi Martini do Brasil, para concorrer à Rainha da Fenachamp e venceu o concurso, tornando-se rainha da 2ª edição da festa, em 1984. Por vários anos, participou do Movimento Gaúcho por um trânsito seguro e do Comitê de Educação pela Paz no Trânsito (Cepatran). Hoje, atua em uma série de ações de educação para o trânsito tanto nas escolas quanto na comunidade.
Entre as experiências profissionais de Rosana estão atuações em grandes empresas, como Tramontina e Pena Branca. Ela também morou e trabalhou em Recife e em São Paulo. Em função das constantes mudanças de endereço, não concluiu o curso de Relações Públicas.
Em 1997, iniciou os trabalhos no então Centro de Formação de Condutores (CFC) Debiasi, em Garibaldi. Em 2016, foi feita a fusão com o CFC Garibaldi, que deu origem ao CFC Autonomia. Em 2022, foi a vez do CFC Casagrande unir forças ao grupo, fazendo do CFC Autonomia o único Centro do tipo na cidade.
Ademir Agatti é industriário, Sócio Administrador da Starmobile Design Indústria de Móveis, empresa fundada em janeiro de 2007 e que atua no mercado moveleiro nacional e internacional. Membro da diretoria da Apeme há 4 anos, ele se diz orgulhoso da simplicidade, humildade e o comprometimento da equipe administrativa e da diretoria da entidade.
Enquanto vice-presidente, Ademir almeja sugerir ações e projetos que ajudem os associados na formação de uma equipe comprometida. “Desta forma, o ambiente de trabalho pode ser mais produtivo e agradável e o empreendedor pode delegar as funções mais operacionais e se concentrar nas estratégias planejadas para o crescimento de sua empresa”.
Para Ademir, o associativismo ajuda na troca de experiências e conhecimento, em mais visibilidade e maior competitividade para os negócios. “Em muitos casos estar vinculado a uma entidade atuante como a Apeme pode ajudar a partir dos inúmeros benefícios oferecidos aos associados, como na contratação de serviços empresariais”.
Ademir tem 45 anos de idade, é casado com Juliana Miorelli Agatti e tem um filho, Bernardo.
Roberta Ferrari Bergamo é formada em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Internacional pela UCS e tem MBA em Gestão Empresarial pela Unisinos. Fundadora da Amma Design, empresa aberta em 2010, ela integra a diretoria da Apeme há 8 anos.
Para ela, atuar junto à Apeme é um trabalho voluntário através do qual realmente é possível ver resultados concretos: “É a comprovação de que a união faz a força. Juntos, empresários responsáveis por pequenos negócios viram uma única grande força quando é necessário fazer com que o Poder Público nos ouça, por exemplo. Da mesma forma, é gratificante ver que nosso trabalho também traz benfeitorias para crianças e entidades que muitas vezes passam por dificuldades financeiras. Em todas as campanhas de ajuda que a Apeme se propôs a fazer sempre tivemos muito sucesso”.
Roberta comenta que ser empresário e manter uma empresa é uma missão desafiadora na qual a Apeme pode ajudar: “É tanta burocracia que ter um bom contador já não é mais suficiente. São taxas a serem pagas, blocos a serem transmitidos, entre tantas outras obrigações, que empresas pequenas não conseguem acompanhar. Nesse contexto a Apeme consegue ser muito eficiente, uma vez que faz uma filtragem de tudo que vai surgindo e resume de modo a transmitir a informação ao associado, mas em uma linguagem mais compreensiva”. A vice-presidente destaca um dos principais desafios à frente da entidade: “entre os nossos mais de mil associados temos desde aqueles que ainda controlam as contas anotando à mão, em um caderno, até empresas com estrutura organizacional completa. Nosso desafio é atender a demandas de todos eles com a mesma eficiência”.
Roberta tem 43 anos de idade, é casada com Alexandre Bergamo e tem dois filhos: Bernardo e Martina.
Mariela Cantoni Dendena tem Licenciatura Plena em Biologia com especialização em Química e é sócia-fundadora da DCOQuímica, atual DCOLimpeza. A empresa atua desde 2005 em Garibaldi. Integrante da diretoria da Apeme há seis anos, ela se diz orgulhosa de fazer parte da trajetória e história de sucesso da entidade. “Compartilho os mesmos valores que prezo para o meu negócio juntamente com a minha sócia e meu time de colaboradores: simplicidade, integridade, empatia e competência, características reconhecidas da Apeme”.
A vice-presidente pretende se inspirar na própria história para sugerir ações que beneficiem os associados. “A Apeme foi a primeira entidade na qual buscamos apoio, pois quando iniciamos nossa empresa, em 2005, não tínhamos a menor noção de como administrar e empreender, apenas a vontade de trabalhar, fazer dar certo e muita fé. Esta falta de conhecimento em todos os setores eu acredito que seja um dos maiores desafios para quem inicia um pequeno empreendimento. Ninguém monta um negócio para não ser bem-sucedido, mas para que isso aconteça é necessário ter essa visão macro”.
Segundo ela, a equipe encontrou o apoio necessário por meio de cursos, encontros, palestras e projetos do Sebrae que foram oferecidos pela Apeme. “Sinto que meu propósito vai muito além de ser apenas empresária, vai ao encontro de ajudar pessoas como nós, que começam um negócio pequeno, mas com muito potencial para crescer. A busca deste propósito eu encontrei no trabalho voluntário junto à Apeme”. Mariela acrescenta ainda que especificamente como representante do comércio, quer auxiliar no atendimento de demandas diárias que afligem o setor.
Quanto à importância do associativismo, a vice-presidente utiliza um provérbio famoso: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado”, que faz alusão à forma com que os gansos se organizam durante suas migrações. “Quando eles estão voando, formam um ‘V’ no céu. À medida em que cada ave bate suas asas, ela cria um ‘vácuo’ que serve de sustentação para a ave seguinte. Ao perceberem que alguns membros do bando estão cansados ou desanimados, todos os demais começam a grasnar como forma de incentivo. Se um membro do bando está ferido e precisa se separar do grupo, ele nunca é deixado só, sempre terá a companhia de mais um ou dois outros gansos que o protegerão até que esteja melhor. Quando o cansaço do líder é muito grande, as aves logo se revezam para que todos fiquem bem”.
Para Mariela, “essa demonstração de empatia e cooperação que a natureza nos fornece, nos mostra a importância de trabalharmos juntos em busca de um objetivo comum. Além disso, podemos concluir nesta ‘aula’ de trabalho em equipe, que quando trabalhamos em grupos/associações, nós nos apoiamos na confiança e na solidariedade, auxiliando ou encorajando uns aos outros para que juntos possamos crescer. Fazer parte de uma comunidade que está engajada em busca de um objetivo comum, faz com que todos cresçam e não existe bem maior do que a felicidade de quem nos cerca”, finaliza.
Mariela é casada com Ricardo Casagranda Dendena e tem dois filhos: Laís e Davi.
Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!
Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS
Telefone: (54) 3462-2755
WhatsApp: (54) 9685-4381
E-mail: atendimento@apeme.com.br
Lei Geral de Proteção de Dados:
Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602
E-mail: administrativo@apeme.com.br
Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.
Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.