04/08/2017
A frase "nós somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos" foi dita pela primeira vez durante a última peça de Shakespeare, chamada Tempestade, em 1611. Desde então, a máxima tem sintetizado a essência humana, afinal, somos todos grandes sonhadores. A diferença é que alguns são tomados por uma dose extra de coragem e audácia. Nesses inquietos brotam ideias capazes de transformar a sociedade.
Durante esses últimos 22 anos, a Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) tem atraído sonhadores irremediáveis. São pessoas cujo o ímpeto de prosperar, transformar e realizar é muito mais forte do que o medo do fracasso.
É por eles e para você, sonhador, que inauguramos esse espaço. Queremos inspirar novos construtores de histórias a tomar impulso e voar. Esperamos que esses exemplos tirem o seu sono. Queremos que você acorde no meio da noite e pense "se eles conseguiram, eu também posso". Nós acreditamos. Boa leitura!
Por Priscila Boeira
Cássia Rovane reúne técnicas de visagismo e penteados para transformar noivas em princesas
Observe as imagens que adornam essa matéria. Elas explicam o porquê da agenda da cabeleireira Cássia Rovane, 31 anos, estar sempre lotada. Não se trata apenas de penteados, cortes, luzes e colorimetria. Cássia é especialista em transformar noivas em reais princesas de contos de fadas. O resultado provém da mistura de talento e indicativos sociais.
No Brasil, para cada 1 mil habitantes em idade de casar, em média, sete pessoas se uniram por meio do casamento legal em 2015, conforme revela a Pesquisa Estatísticas do Registro Civil, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mercado casamenteiro impulsiona os serviços especializados, entre eles estão os salões de beleza. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em quatro anos, o número de salões praticamente quadruplicou no país.
Os 15 anos de carreira de Cássia foram traçados como a maioria dos cabeleireiros. Antes de abrir seu próprio centro de beleza foi preciso ganhar experiência em outros salões de Garibaldi e Bento Gonçalves. Foi no fechamento de um estabelecimento onde trabalhava que ela encontrou a coragem de se emancipar. Em 2017, Cássia Centro de Beleza e Barbearia completa sete anos.
Assim como a garibaldense, muitos cabeleireiros sonham em abrir seu próprio salão. A cada mês são inaugurados cerca de nove mil estabelecimentos, segundo levantamento feito pelo Sebrae. Em quatro anos, o número de salões praticamente quadruplicou no país. Em 2012, eram 155 mil. Hoje, já são quase 600 mil.
Para se destacar em um universo tão competitivo é imprescindível ter um diferencial. No currículo da profissional consta uma gama variada de cursos, dentre eles colorimetria, visagismo, preparadora técnica, penteados e barbearia. O conhecimento não é acumulado. O que Cássia mais gosta é compartilhar, por isso sedia cursos modulares intensivos em seu centro de beleza. Neles participam cabeleireiros de toda a região. Além disso, está inaugurando uma nova fase em que viajará por todo o Brasil para ministrar capacitações.
Nos últimos tempos, seu foco tem sido um nicho de mercado pouco explorado em Garibaldi. "Faço tudo: mechas, cortes, barba...no entanto, tenho focado mais no Dia da Noiva. Tenho uma parceria com o Michele Pâmela Makeup. Preparo as noivas onde elas preferirem, seja na maquiadora, na própria casa ou hotel. Essa área é muito carente na região. Michele e eu conseguimos formar uma dupla bem legal. Seguimos um cronograma para fechar os horários e conseguir dar conta do preparo da noiva, mãe e madrinhas. A noiva nunca se atrasa", explica.
A cabeleireira explica que alguns penteados requerem uma técnica especial para que permaneçam intactos por longas horas. "Certos cabelos precisam ser costurados. São penteados que, com grampo, não teria possibilidade de fazer. Depois da festa a própria noiva consegue desfazer sem esforço", revela.
Cássia também faz uso do visagismo para orientar a noiva ou qualquer cliente do centro de beleza. Após ter feito um curso ministrado pelo renomado especialista Philip Hallawell, a cabeleireira passou a avaliar cada perfil minuciosamente. O conceito leva em consideração a personalidade, os traços do rosto, a profissão e a rotina. Em cima disso é feito o corte e a coloração. O visagismo também é aplicado nas noivas. "Muitas vezes ela sonha com determinados vestidos e a partir disso sugiro os melhores penteados. Perante o visagismo, algo precisa estar preso no cabelo da noiva para simbolizar que ela está comprometida com o casamento", comenta.
Cada caso é avaliado de maneira única. "Já tive clientes em que precisei preparar o cabelo ao longo de um ano só para poder chegar no dia do casamento e fazer o penteado. Quando a pessoa tem pouco cabelo, por exemplo, é interessante não cortar para ter mais possibilidades naquela data. A saúde dos fios também é fundamental", salienta. Hoje, Cássia tem segurança para desenvolver qualquer modelo de penteados. "Só de olhar uma foto eu já sei o que devo fazer. Domino cinco tipos de tranças; sei se precisa torção ou cachos."
A profissão exige jogo de cintura, levando em consideração que a cliente pode estar ansiosa e preocupada. "É uma responsabilidade enorme. Elas precisam ficar prontas no horário. Às vezes, acontece delas mudarem de idéia de última hora. Tive uma cliente que casou em Bento, mas que mora em Miami [Estados Unidos]. Nos vimos poucas vezes. No dia da cerimônia ela decidiu mudar tudo. A gente precisa estar sempre preparada. Eu gosto muito de sempre inovar e colocar minha criatividade em prática", diz.
Cássia cita alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de definir penteados ou manter os fios bonitos e saudáveis
"A melhor opção para o nosso clima é o penteado preso. Em nossa região predomina o cabelo liso. Para essas pessoas, cachos não duram em um dia nublado e úmido. Por isso é sempre bom apostar em penteados mais estruturados."
"Recebo muitas morenas que olham tranças em cabelos loiros e querem fazer o mesmo penteado. No cabelo claro, cada detalhe fica evidente, porém no cabelo escuro não aparece nada. Nesses casos aconselho a usar um penteado mais clássico."
"O cabelo cacheado voltou com força total. Muitas pessoas acabam alisando porque não sabem como cuidar. Esse tipo de cabelo requer muita hidratação, corte e produtos específicos que auxiliam na reposição de água. Além disso, para maior nutrição do cacho, são indicados produtos lipídicos ricos em manteigas e óleos. A coloração acaba tirando o formato do cacho, por isso sempre uso produtos que reconstroem o fio."
"Nos preocupamos muito com a pele e esquecemos do cabelo. É preciso usar sempre um protetor térmico antes de fazer escova. Além disso, temos que usar um óleo específico todos os dias, nas pontas, e não apenas quando lavamos o cabelo."
"Outro erro é usar um xampu não profissional, desses encontrados em mercado. O produto precisa ser livre de sal e com PH controlado para não ressecar."
"O cabelo oleoso deve ser lavado todo o dia, pois a oleosidade pode acarretar em doenças do couro cabeludo."
A Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme) apoia o empreendedorismo e está sempre em busca de novas formas de auxiliar seus associados. Além disso a Apeme Mulher, departamento que integra a Apeme desde 2005, tem como missão fortalecer o empreendedorismo feminino, apoiar e promover ações de cunho social e cultural, visando a sustentabilidade dos negócios e da sociedade.
Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!
Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS
Telefone: (54) 3462-2755
WhatsApp: (54) 9685-4381
E-mail: atendimento@apeme.com.br
Lei Geral de Proteção de Dados:
Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602
E-mail: administrativo@apeme.com.br
Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.
Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.