02/07/2025
Economia GeralO cenário econômico para o segundo semestre deste ano foi tema da 18ª edição do “Aproximando: encontros de relacionamento Apeme”, na última semana. Na ocasião, o assessor de investimentos da Sicredi Serrana Daniel Kurmann esteve na Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme) para um café da manhã e bate-papo com associados.
Com experiência de 15 anos no mercado financeiro, Kurmann avaliou como corajosa a decisão do Banco Central de aumentar mais uma vez a Taxa Selic – de 14,75% para 15% ao ano –mesmo em meio à pressão do mercado pela redução. “Isso significa que o custo de pegar dinheiro emprestado ficou mais alto e que a rentabilidade de quem tem valores investidos cresceu ainda mais. Como deixar o dinheiro ‘parado’ rende, há uma estagnação na economia porque não há circulação ou consumo. Por outro lado, essa medida também ajuda a controlar a inflação, que é o aumento geral dos preços”, explicou. A Selic serve como uma espécie de "padrão" para as taxas de juros no país.
Daniel também contextualizou a questão dos conflitos no Oriente Médio em relação à economia durante o encontro: “Eles podem gerar incertezas no mercado mundial, especialmente no preço do petróleo, que fica mais caro quando há instabilidade naquela região. Isso pode impactar os preços de combustíveis e produtos que dependem de transporte, além de aumentar a inflação”.
Em linhas gerais, Daniel resumiu o cenário como mais cauteloso no segundo semestre. “A expectativa do mercado é que a Selic em torno de 15% deva se manter até o final do ano, baixando gradativamente a partir do 1º trimestre do ano que vem. Mesmo assim, o Brasil está muito longe de conseguir controlar a inflação e, consequentemente, reduzir a taxa de juros a patamares que permitam um crescimento significativo no PIB [Produto Interno Bruto] nacional”, alerta.
Como alternativa a esse cenário que pende mais ao pessimismo do que ao otimismo, Daniel aponta o consórcio como possibilidade eficaz. “Muita gente tem receio do consórcio, mas se for planejado e contratado da maneira certa, ele permite que a pessoa invista sem se descapitalizar, com juros muito mais atrativos do que os praticados nos financiamentos tradicionais”, garante.
Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!
Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS
Telefone: (54) 3462-2755
WhatsApp: (54) 9685-4381
E-mail: atendimento@apeme.com.br
Lei Geral de Proteção de Dados:
Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602
E-mail: administrativo@apeme.com.br
Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.
Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.