O uso de máscaras em espaços de uso comum em Garibaldi está determinado desde a publicação do decreto nº 4.377, do dia 17 de abril, como medida de prevenção à disseminação do coronavírus no município.
O uso da máscara impõe uma barreira física às gotículas expelidas pelas vias aéreas, evitando a transmissão comunitária do vírus. A máscara deve cobrir totalmente nariz e boca, conforme as instruções no Ministério da Saúde.
Junto a outras medidas prevenção, como a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel e o distanciamento social, a medida dificulta a contaminação.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Garibaldi dá orientações sobre o uso das máscaras.
Colocação e uso da máscara:
- As máscaras são individuais e o ideal é que cada membro da casa tenha uma cor diferente, para que não haja trocas;
- Lave as mãos antes e depois de colocar a máscara;
- A máscara deve ser colocada de forma que a boca e o nariz estejam completamente cobertos;
- Evite a manipulação da máscara após sua colocação, pois a parte externa pode estar contaminada. Caso for necessário, mexa pelas alças laterais;
- A duração da máscara é de cerca de duas horas. Caso a máscara fique úmida, trocar por uma nova máscara seca. O tecido úmido faz com que bactérias se desenvolvam rapidamente, o que age como um meio de cultura para o vírus, facilitando sua contaminação;
- O ideal é levar sempre uma máscara extra ao sair de casa;
Como guardar sua máscara:
- Ao sair, leve uma máscara extra guardada em um envelope de papel, além de um envelope extra. Quando for necessário trocar, retire a máscara contaminada segurando apenas pelos elásticos e insira dentro do envelope de papel. Caso você toque na parte contaminada da máscara, lave as mãos ou utilize álcool em gel;
- Ao chegar em casa, retire a máscara do envelope e lave e descarte no lixo o envelope contaminado.
Como lavar sua máscara:
- As máscaras utilizadas devem ser lavadas diariamente de forma individual com água e sabão ou detergente. Outra opção é deixá-la de molho em 500ml de água com 10ml de água sanitária por cerca de 20 minutos. A máscara deve secar naturalmente e, ao final, uma boa opção é passar ferro.
Máscaras descartáveis:
- As máscaras descartáveis não são indicadas para o uso na população em geral, porque estão em falta no mercado e conferem maior proteção durante o atendimento a pacientes possivelmente infectados;
- Seu descarte correto é no lixo contaminado, com remoção especializada de empresas que destinam este tipo de material;
- Em meio a pandemia, caso o descarte seja feito em domicílio, deve ser utilizado o lixo orgânico, a fim de evitar contaminação de recicladores. Ainda, coloque o material sempre dentro de uma sacola extra, dentro da sacola do lixo orgânico.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Garibaldi
Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!
Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS
Telefone: (54) 3462-2755
WhatsApp: (54) 9685-4381
E-mail: atendimento@apeme.com.br
Lei Geral de Proteção de Dados:
Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602
E-mail: administrativo@apeme.com.br
Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.
Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.