30/09/2013
A direção da Vinícola Peterlongo realizou na noite de 26 de setembro um evento para comemorar o centenário do primeiro champagne produzido no Brasil. Na ocasião, o prefeito Antonio Cettolin realizou a entrega de uma placa à direção e à família Peterlongo, em homenagem ao pioneirismo e ousadia de Manuel e Armando Peterlongo. O presidente da APEME, Luciano Frübel, também esteve presente na solenidade.
O evento também marcou a abertura da visitação noturna à Cave e Castelo da Vinícola. Autoridades, empresários, jornalistas e convidados estiveram presentes ao evento, que contou com atrações especiais.
Os convidados assistiram inicialmente a um audiovisual que contou a história da empresa. Em seguida, o prefeito Antonio Cettolin manifestou-se em nome da municipalidade. “Para nós é um orgulho estar prestigiando este evento e comemorar a trajetória deste visionário que elaborou aqui o primeiro champagne do Brasil. Temos orgulho do primeiro espumante ter sido produzido em Garibaldi, essa história se confunde com o crescimento do município, que completa neste ano, 113 anos, enquanto o produto comemora seus 100 anos” reforçou. O prefeito entregou uma placa em homenagem ao diretor da empresa, Luiz Carlos Sella e Eneida Peterlongo Franciosi, de 84 anos de idade, filha de Armando Peterlongo.
Em seguida, pronunciou-se a enóloga e consultora da Peterlongo, Maria Amélia Flores, que lembrou que a vinícola é a única empresa a conquistar o direito de uso da denominação champagne. Apesar de a denominação champagne ter controle de origem francesa, a empresa conseguiu na Justiça o direito de uso, embasada em fatos e provas históricas.
Por fim, o diretor Luiz Carlos Sella lembrou do passado da família, que foi a responsável pelo início deste empreendimento e cumprimentou os garibaldenses que devem ter orgulho desta marca que fez de Garibaldi, a capital nacional do champagne/espumante.
Emocionada, Eneida estava acompanhada de suas filhas, netos e bisnetos. Além dela, recebeu um carinho especial dos presentes, Udila Rosa Lanzarin, 85 anos, uma das colaboradoras mais antigas que trabalhou durante 25 anos na empresa.
A primeira visitação noturna à Peterlongo foi marcada também pelo lançamento do espumante Privillege Brut Rosé. Elaborado pelo método Charmat, com uvas da variedade Pinot Noir, o espumante apresenta coloração levemente rosada, sabor frutado e perlage fino e persistente.
O brinde com o novo produto da Peterlongo ocorreu num dos locais mais emblemáticos da vinícola, a cave subterrânea, construída em pedras basalto para manter constante a temperatura das garrafas durante todo o ano. O espumante foi servido em taças personalizadas com a marca Peterlongo, que foram presenteadas aos convidados. “Privillege Brut Rosé é um espumante com características especiais. Um produto que vem confirmar a excelência da Peterlongo na elaboração de champagnes e espumantes”, destacou Ricardo Morari, enólogo da vinícola.
A Peterlongo produziu o primeiro champanha (termo na língua portuguesa) em 1913, período anterior ao registro de denominação de origem controlada, em 1927, na Região de Champagne, Nordeste da França. Entre as provas que a empresa apresentou na Justiça está uma medalha de ouro que um champanha produzido na vinícola garibaldense conquistou em 1913.
Sobre a visitação
A visitação, conduzida pelo supervisor do varejo da Peterlongo, João Ferreira, percorreu os espaços do Roteiro do 1º Champagne do Brasil, criado para preservar equipamentos, máquinas e instrumentos utilizados na vinícola nos primeiros anos após sua fundação. Uma história de ousadia protagonizada por Manoel Peterlongo que, no início do século XX, decidiu elaborar champagnes com a delicada e milenar técnica do Champenoise, a mesma empregada pelos franceses.
O roteiro é composto por sete espaços temáticos - tanques de fermentação, pipas de guarda, barris de carvalho, espaço de guarda, museu de máquinas e papel, primeira cave subterrânea do Brasil e túnel histórico – e pode ser conferido em uma visita de aproximadamente 50 minutos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Garibaldi
Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!
Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS
Telefone: (54) 3462-2755
WhatsApp: (54) 9685-4381
E-mail: atendimento@apeme.com.br
Lei Geral de Proteção de Dados:
Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602
E-mail: administrativo@apeme.com.br
Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.
Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.