A Apeme desenvolveu um projeto de responsabilidade social continuada entre os anos de 2010 e 2019, intitulado “Crescendo com a Dança”, e de 2013 a 2019, "Crescendo com a Música".
Por meio do patrocínio de empresas associadas à Apeme, o projeto ofereceu a crianças que frequentam escolas públicas aulas de dança (ballet clássico e dança de rua) e música, uma vez por semana nas próprias escolas. As crianças também receberam uniformes adequados para a prática das atividades.
2010: No primeiro ano foram atendidas 20 crianças da Pré-escola a 4ª série da Escola Jacob Sebben.
2011: O projeto foi ampliado para a Escola Visconde de Cairú, beneficiando um total de 62 crianças.
2012: As Escolas João Machado Rosa, Jacob Sebben e Visconde de Cairú receberam o projeto, do qual 100 alunos participaram.
2013: O projeto de dança seguiu atendendo crianças das Escolas João Machado Rosa e Visconde de Cairú. Teve início a turma de Talentos do Ballet Clássico, formada pelas alunas que se destacaram por sua dedicação e aptidão para a dança ao longo do projeto. As aulas extraclasse ocorreram uma vez por semana, na Escola de Ballet Sabrina Castilla. O projeto passou a oferecer também aulas e oficinas de música, nas escolas Attílio Tosin e João Machado Rosa. Foram beneficiadas 170 crianças.
2014: Foram atendidas as escolas Anita Garibaldi, Attílio Tosin e João Machado Rosa. A turma de Talentos seguiu tendo aulas na Escola de Ballet Sabrina Castilla. O projeto contou com a participação de 160 crianças.
2015: O projeto teve continuidade nas escolas Anita Garibaldi, Attílio Tosin e João Machado Rosa. Foram atendidas 172 crianças no total.
2016: As escolas Attílio Tosin, Anita Garibaldi e João Machado Rosa seguiram sendo beneficiadas. Aproximadamente 150 crianças nos turnos da manhã e tarde participaram da iniciativa. Foi realizado o primeiro espetáculo “Crescendo Fazendo Arte”, que reuniu todas as crianças em um grande evento para familiares e comunidade.
2017: O projeto foi desenvolvido nas escolas Attílio Tosin e João Machado Rosa, contemplando aproximadamente 90 crianças, nas aulas de oficina de musicalização, dança de rua e ballet clássico.
2018: O projeto foi desenvolvido em uma nova escola, a Armando Peterlongo, e continuou a ser desenvolvido na escola Attílio Tosin, contemplando aproximadamente 60 crianças, nas aulas de oficina de musicalização, dança de rua e ballet clássico.
2019: O projeto da Dança completou 10 anos e o da Música, 7 anos, continuando nas escolas Attílio Tosin e Armando Peterlongo, e contemplando aproximadamente 60 crianças, nas aulas de oficina de musicalização, dança de rua e ballet clássico.
2015: O projeto seguiu nas escolas Anita Garibaldi, Attílio Tosin e João Machado Rosa. Foram atendidas 172 crianças.
2016: O projeto foi realizado nas escolas Attílio Tosin, Anita Garibaldi e João Machado Rosa, atendendo aproximadamente 150 crianças nos turnos da manhã e tarde. Foi realizado o primeiro espetáculo “Crescendo Fazendo Arte”, reunindo todas as crianças em um grande evento para familiares e comunidade.
2017: O projeto foi desenvolvido nas escolas Attílio Tosin e João Machado Rosa, contemplando aproximadamente 90 crianças, nas aulas de oficina de musicalização, dança de rua e ballet clássico.
2018: O projeto foi desenvolvido em uma nova escola, a Armando Peterlongo, e continuou a ser desenvolvido na escola Attílio Tosin, contemplando aproximadamente 60 crianças, nas aulas de oficina de musicalização, dança de rua e ballet clássico.
2019: O projeto da Dança completou 10 anos e o da Música 7 anos, continuando nas escolas Attílio Tosin e Armando Peterlongo, e contemplando aproximadamente 60 crianças, nas aulas de oficina de musicalização, dança de rua e ballet clássico.
Com as aulas de dança, foi possível desenvolver os aspectos motores, cognitivos e afetivo-sociais dos alunos, por meio dos elementos básicos da dança, como:
• postura
• consciência corporal
• noção espacial
• musicalidade
• expressividade
• criatividade
• imaginação
• memória coreográfica
• coordenação motora
• desinibição
Inicialmente as crianças receberam noções de musicalização, para posteriormente formarem um coral nas escolas. Com o aprendizado da música, as crianças desenvolveram qualidades como:
• autodisciplina
• paciência
• sensibilidade
• concentração
• capacidade de memorização
Andréia Regina Boscaini: É graduada em Música – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria – RS. Com várias especializações, desenvolve atividades de educação musical através do canto coral, da prática de instrumentos e da exploração dos sons do corpo. Atua atualmente como preparadora vocal e regente dos Canarinhos de Carlos Barbosa, é regente do Coro ABRAÇAÍ Canta de Bento Gonçalves e Diretora Artística da instituição. Integrante e Coordenadora do Coro Tramontina - Farroupilha; regente do Grupo de Cantoria Italiana Stella D’Italia de Garibaldi.
Cristiane Bristot: Formada em Ballet Clássico desde 2004 pelo método inglês de ensino. Graduada em Educação Física - Licenciatura Plena pela Unisinos e pós-graduada em Dança pela PUCRS. Atua como professora em academias e projetos sociais que atendem de crianças a idosos.
Fábio Soares de Jesus: Praticante de danças urbanas desde 1997, atua como professor desde 2004. Participou de vários campeonatos e festivais nacionais e internacionais de hip hop e breakin, tendo conquistado vários prêmios com seus grupos. Professor em diversos projetos sociais nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha.
Para a realização deste projeto social, a Apeme contou com a empresa Modelo Vidros como madrinha. A indústria, localizada no bairro Alfândega, em Garibaldi, acredita que um futuro promissor começa a ser construído na infância, oferecendo condições para que as crianças explorem a criatividade e reforcem a autoestima. Por isso, em novembro de 2018, a indústria apadrinhou o projeto social.
Contamos também com o patrocínio das seguintes empresas, para a realização deste projeto social:
Alac Eurofins
CJ Mármores
Geometric
Giordani Turismo
Giosul
GVN
Metalúrgica Simonaggio
Recostare Cadeiras
O projeto também recebe o apoio do Sicredi Serrana RS através do Fundo Social.
Em 2019, o projeto contou também com recurso público via Termo de Fomento da Prefeitura Municipal de Garibaldi.
(54) 3462-2755
atendimento@apeme.com.br
Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!
Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS
Telefone: (54) 3462-2755
WhatsApp: (54) 9685-4381
E-mail: atendimento@apeme.com.br
Lei Geral de Proteção de Dados:
Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602
E-mail: administrativo@apeme.com.br
Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.
Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.