Fazendo uma analogia do funcionamento de um empreendimento ao do corpo humano, podemos comparar a gestão financeira ao coração. Isso porque ambos fornecem suprimentos para todas as outras áreas. O funcionamento do coração deve-se, sobretudo, aos comandos do cérebro. Basta um estímulo para que o órgão pulse com mais ou menos força.
Assim, é importante que o empreendedor, responsável número 1 pela gestão financeira, esteja devidamente habilitado para fazer boa gestão por processos gerenciais, agindo não como um “cérebro comum”, mas como um altamente desenvolvido. Por isso, solicitamos que três especialista de nosso Banco de Consultores preparassem dicas essenciais sobre gestão financeira e precificação. Confira!
Dez dicas de ouro para a gestão financeira de micro e pequenas empresas
Consultora: Cristiane Rorig Gestora Financeira e Comercial – Cristiane Rörig
Área: Gestão Financeira
1- Descubra o seu ponto de equilíbrio
Isso nada mais é que saber o quanto a empresa precisa faturar (vender) para pagar todos os gastos da empresa. Depois de atingido o ponto de equilíbrio, você começa a ter resultados positivos;
2 - Faça controle de fluxo de caixa pelo menos uma vez por semana
Esse controle pode ser diário ou até mesmo mensal, dependendo do perfil da empresa. No entanto é aconselhado reservar um tempinho para cuidar da saúde financeira da empresa. Esse controle é de suma importância;
3 - Alinhe os prazos
O PMR (prazo médio de recebimento) precisa dialogar com o seu PMP (prazo médio de pagamento). Negocie com seus fornecedores prazos semelhantes aos que você vende ao seu cliente, evitando assim depender de capital de giro de recurso próprio ou de bancos;
4 - Maximize seu estoque
Compre dentro do seu perfil de vendas e com estoques mínimos. Aposte em itens com vendas de ciclo rápido e seja cauteloso com itens que demoram mais para serem comercializados;
5 - Tome crédito de forma consciente
A tomada de crédito deve sempre ser de forma planejada e consciente, adequando a necessidade a linhas de crédito mais vantajosas;
6 - Saiba qual é seu custo fixo e variável
Tenha controles atualizados com os valores dos custos fixos e variáveis. Eles devem ser calculados no preço do seu serviço ou mercadoria;
7 - Aprenda a calcular o preço da sua mercadoria ou serviço
Não adianta querer inventar ou jogar uma margem sobre o produto/serviço sem saber qual a sua realidade. O preço da mercadoria vendida ou serviço prestado envolve custos, impostos, margem de lucro, comissão, etc;
8 - Estabeleça rotinas
No início pode parecer chato e massante fazer todos esses cálculos e controles, porém, uma vez estabelecido, o processo se torna mais prático e seguro;
10 Dicas Para Formação de Preço de Venda
Rentabille Custos e Finanças
Consultora: Morgana Jordani Aimi;
- Áreas: Custos, Gestão financeira, Formação no preço de venda e Planejamento Tributário.
1. Conheça seus custos e saiba separá-los em fixos e variáveis;
2. Defina rateios adequados para os custos fixos;
3. Controle seus estoques e mantenha as compras em níveis adequados;
4. Identifique todas as operações envolvidas no processamento do produto ou na prestação dos seus serviços;
5. Elabore a Ficha Técnica do seu produto (matéria prima que o compõe);
6. Conheça o preço que o mercado pratica para produtos ou serviços similares;
7. Defina a lucratividade que a sua empresa necessita;
8. Mantenha um planejamento tributário adequado ao perfil da empresa;
9. Conheça seu cliente: ele quer o produto mais barato ou o melhor produto?
10. Tenha em mente que, PREÇO, é muito mais estratégia do que cálculo!
10 itens essenciais para saber se você está cobrando o valor correto
Otimizy Sistemas Inteligentes
- Consultor: Jonathan Maffacioli Basso;
- Áreas: Gestão financeira, Custos, Planejamento Estratégico, Gestão de processos diários, Estoque, Controle de indicadores e Gestão comercial/vendas.
1 - Estruture o produto;
2 - Implemente roteiros de fabricação;
3 - Estude regime tributário e tributação empresarial, em busca de crédito de impostos;
4 - Gere o custo de matérias-primas baseado na tributação da empresa;
5 - Forme preço de venda por markup;
6 - Analise os percentuais dos grupos sintéticos de despesas e lucratividade;
7 - Negocie com fornecedores;
8 - Aumente o prazo médio de pagamento e diminua o prazo médio de recebimento;
9 - Crie um sistema de compra inteligente;
10 - Reestruture o sistema de despesas e custos fixos.
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Leila Chesini
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