23/09/2021
GaribaldiNo mês de incentivo ao aleitamento materno (Agosto Dourado), o Município de Garibaldi inaugurou um espaço no Centro Administrativo, para as servidoras que estão no período de lactação realizarem a retirada do leite, para armazenamento em local apropriado e posteriormente oferecerem aos bebês.
Conforme o Ministério da Saúde, o leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos. Destaca-se a importância do aleitamento materno e incentivo às mulheres a amamentar até os 2 anos ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses da criança.
A Apeme Mulher e a Parceiros Voluntários, departamentos ligados à Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi, somam-se à essa causa, realizando a doação de uma obra de arte para tornar o espaço ainda mais acolhedor. Conforme a Presidente da Apeme Mulher, Cristina Duarte Anderle, “Ressaltamos a importância desta iniciativa e queremos contribuir enquanto grupo de mulheres voluntárias. Para nós, este quadro e este espaço são um símbolo de um novo momento, em que se começa a falar em diferentes instâncias da proteção à amamentação”.
A artista garibaldense associada à Apeme, Ana Caroline Becker, foi convidada a produzir este quadro. Ana conta que buscou romper os padrões daquela mulher/mãe com rosto angelical, e mostrar uma mulher/mãe branca, negra, de todas as raças. “Uma mulher/mãe, a qual a natureza divina se encarrega de tornar forte e guerreira. Nessa tela, busquei representar a ternura, o aconchego, o amor materno, essa ligação tão forte de mãe e filho (a), através do leite materno.” A técnica utilizada foi acrílico sobre tela.
A obra de arte foi entregue nesta quinta-feira, 23 de setembro, em ato simbólico contando com a presença da Presidente Apeme Mulher, Cristina Duarte Anderle, Coordenadora da Parceiros Voluntários de Garibaldi, Renata Rigon Cimadon, Secretária Municipal de Saúde, Clarisse Lagunaz, Chefe de Gabinete, Vera Furlanetto Vila, Presidente e Vice-Presidente do COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Katia Colombo e Franciele Sonaglio, além da artista plástica Ana Caroline Becker.
A respeito desta pauta, a secretária de Saúde, Clarisse Lagunaz, explica: “O Município está dando o exemplo. Precisamos incentivar as empresas a concederem um espaço para que mães possam ter o seu momento e assim incentivar a continuidade do aleitamento materno que é tão importante para o desenvolvimento da criança”.
A presidente do COMDIM, Katia Colombo, completa: “Precisamos ter um olhar diferenciado para este momento da amamentação, e esta é a ideia principal do Grupo de Trabalho sobre Aleitamento, do COMDIM. A criação desta primeira Sala de Apoio a Amamentação no Centro Administrativo Municipal é um exemplo e incentivo que queremos levar para empresas, fazendo com que a mulher tenha um local adequado para poder retirar o leite durante a jornada de trabalho, armazenando corretamente e no final do expediente, possa levá-lo para seu bebê”, explica. O grupo de trabalho sobre aleitamento materno é composto por entidades do COMDIM, Virada Feminina, Vereadoras, Voluntários e Defensoras da Causa. A Apeme Mulher é representada pela integrante Nathália Cavagnoli.
O COMDIM, Parceiros Voluntários e Apeme Mulher estão à disposição para orientar as empresas interessadas em desenvolver este espaço em suas sedes. Contatos podem ser feitos pelo fone (54) 3462-2755 ou WhatsApp (54) 9161-4174, e-mail parceirosvoluntarios@apeme.com.br, com Renata, ou ainda pelo instagram @comdimgdi.
Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!
Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS
Telefone: (54) 3462-2755
WhatsApp: (54) 9685-4381
E-mail: atendimento@apeme.com.br
Lei Geral de Proteção de Dados:
Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602
E-mail: administrativo@apeme.com.br
Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.
Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.