14/10/2022
Burocracia GeralO prefeito Sérgio Chesini sancionou, nesta quinta-feira (13/10), o Decreto 4.680/2022, que institui a instalação da Plataforma Processo Digital vinculada ao Sistema de Domicílio Eletrônico e que regulamenta o relacionamento com o contribuinte do ISS por meio digital. No novo portal, serão disponibilizadas todas as informações necessárias para a comunidade empresarial visando aderir ao ISS Digital, além das normas legais aplicáveis.
Além de agilizar o processo, já que não será mais necessário ir até a prefeitura, e eliminar o documento em papel, o novo sistema permite que as comunicações e os processos administrativos sejam realizados totalmente online. “Estamos vivenciando a era digital e Garibaldi não poderia ficar de fora desse processo. Com o ISS Digital, modelo pioneiro na Serra Gaúcha, vamos facilitar, desburocratizar e inovar os processos”, esclareceu o prefeito.
Benefícios
Com a plataforma, foram introduzidas algumas novidades para os contribuintes, tais como a adoção da Caixa Postal Eletrônica, do Domicílio Tributário Eletrônico e do Processo Fiscal Eletrônico, permitindo a comunicação entre o Fisco e os contribuintes de forma instantânea, pela internet, bem como o acompanhamento de processos originários tanto dos contribuintes como do próprio fisco. Ao contribuinte, ainda é permitido outorgar Procuração Eletrônica ou conceder Autorização Eletrônica para acesso ao sistema para terceiros, sendo franqueado acesso aos documentos e serviços, conforme nível de acesso.
O sistema, fornecido pela empresa Infisc, que atua com transformação digital, está instalado no município e os fiscais encarregados do ISS já receberam o treinamento necessário. A próxima etapa será o lançamento da plataforma, que ocorrerá no próximo dia 26, na Câmara de Indústria e Comércio (CIC), com a presença de contribuintes e representantes de escritórios de contabilidade.
Todos os usuários cadastrados no sistema de NFS-e terão o acesso ao ISS Digital liberado automaticamente. Aos demais, será necessário cadastro com o uso de assinatura digital. Na falta de assinatura digital, o prévio cadastro será efetuado mediante o comparecimento na Secretaria de Finanças (andar térreo do Centro Administrativo). “A transformação digital é um avanço para o relacionamento com os contribuintes garibaldenses”, relatou o secretário de Inovação e Empreendedorismo, Daniel Deconti.
Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!
Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS
Telefone: (54) 3462-2755
WhatsApp: (54) 9685-4381
E-mail: atendimento@apeme.com.br
Lei Geral de Proteção de Dados:
Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602
E-mail: administrativo@apeme.com.br
Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.
Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.