05/09/2022
Garibaldi Parceiros VoluntáriosA ideia de facilitar o encontro entre quem precisa de ajuda e quem quer ajudar deu origem a Parceiros Voluntários de Garibaldi, braço social da Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme). Um ano depois, muitas sementes foram plantadas, seja através das dezenas de voluntários capacitados ou por entidades e empresas que passaram a entender melhor como essa ajuda poderia agregar.
“Mais do que nunca, acreditamos que ‘só juntos’ conseguiremos transformar o mundo em um lugar melhor. E essa união foi o ponto mais positivo desse primeiro ano de trabalho. Foram inúmeras parcerias que fizeram a diferença para a comunidade garibaldense, sem as quais os projetos e campanhas não teriam sido viáveis nem teriam o impacto que tiveram”, agradece a coordenadora da Parceiros Voluntários, a psicóloga Renata Rigon Cimadon. “Entre as principais parcerias podemos citar Apeme Mulher, Bancada Feminina da Câmara de Vereadores de Garibaldi, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), secretarias municipais de Saúde e de Habitação, Trabalho e Assistência Social, Movimento Virada Feminina, Bombeiros Voluntários, Movimento Corrente do Bem, Coral dos Canarinhos de Garibaldi, Tramontina, Sicoob e Sicredi, além de voluntários”, enumera.
Hoje a Parceiros Voluntários conta com sete Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas. São elas: APAE, Associação Serena, Bombeiros Voluntários de Garibaldi, Hospital Beneficente São Pedro, Leo Clube, Naviga – Centro de Valorização da Vida (CVV) e Sociedade Protetora dos Animais (SPA) Bicho Feliz. O convênio de novas OSCs, assim como o cadastramento de pessoas dispostas a ajudar, acontece de forma permanente.
Reuniões de conscientização
Periodicamente a entidade realiza reuniões de capacitação para pessoas interessadas em ajudar. Durante o encontro, é explicado como funciona o trabalho voluntário organizado através da Parceiros Voluntários e esclarecidas dúvidas. Em um segundo momento, é agendada uma entrevista individual para escolha da atividade a ser realizada e da entidade conveniada, de acordo com o perfil e interesse da pessoa.
Quem faz acontecer
A unidade de Garibaldi tem como mantenedores Apeme, Modelo Vidros, Cave Darci Locatelli, Cercatto Assentos e Estofados, CJ Mármores e Granitos, Cubo Gráfica Criativa, Geometric Auto Center, Metalúrgica Simonaggio, Sanuvitas Laboratórios e Starmobile Design.
Quer fazer parte?
Para outras informações sobre a Parceiros Voluntários, entre em contato através dos telefones 3462-2755 ou (54) 99161-4174 (WhatsApp) ou ainda pelo e-mail parceirosvoluntarios@apeme.com.br.
Principais projetos e campanhas desenvolvidos neste primeiro ano. “Entre as principais parcerias para essas ações podemos citar Apeme Mulher, Bancada Feminina da Câmara de Vereadores de Garibaldi, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), secretarias municipais de Saúde e de Habitação, Trabalho e Assistência Social, Movimento Virada Feminina, Bombeiros Voluntários, Movimento Corrente do Bem, Coral dos Canarinhos de Garibaldi, Tramontina, Sicoob e Sicredi, além de voluntários”, enumera Renata.
Entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, foram arrecadados e entregues mais de 3.000 brinquedos, sendo que cada criança recebeu um kit com presentes e guloseimas. Foram beneficiadas, ao todo, 1.585 crianças de até 12 anos, em situação de vulnerabilidade social.
Realizada durante o Mês da Mulher 2022 de Garibaldi, a iniciativa arrecadou 6.929 absorventes (428 pacotes), que foram distribuídos para mulheres pertencentes a famílias inscritas em programas de assistência social junto com a cesta básica.
Amamentar o bebê durante a aplicação de vacinas injetáveis, a chamada Mamanalgesia, é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Como forma de incentivar que a prática fosse possível na principal Unidade Básica de Saúde (UBS) de Garibaldi (UBS Central), foram doadas uma poltrona, um pufe e novos jogos de lençóis. Na Sala de Vacinação da UBS cerca de mil crianças são vacinadas por mês.
Pensando em facilitar a rotina e incentivar as mulheres a continuarem com o aleitamento pelo maior tempo possível, mesmo após o fim da licença-maternidade, foi criado o projeto "Empresa Amiga da Amamentação". A unidade da Tramontina em Garibaldi foi a primeira empresa privada a aderir à iniciativa: uma sala de apoio à amamentação foi inaugurada em maio. Em agosto do ano passado, uma sala desse tipo começou a funcionar junto à Prefeitura de Garibaldi.
A iniciativa mobilizou 16 escolas e 515 crianças, estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental durante todo o mês de junho. Realizada através de uma ação conjunta com o projeto “Eu planto água”, a ação permitiu ensinar os pequenos sobre a importância da prática da agricultura orgânica, além dos benefícios do consumo de alimentos saudáveis e livres de resíduos químicos e agrotóxicos.
Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!
Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS
Telefone: (54) 3462-2755
WhatsApp: (54) 9685-4381
E-mail: atendimento@apeme.com.br
Lei Geral de Proteção de Dados:
Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602
E-mail: administrativo@apeme.com.br
Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.
Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.